FAQ

 

 

    Como faço para anexar mais de um documento ao mesmo tempo?

     O anexo de vários arquivos é possível mediante a utilização da extensão sei++ apresentada durante a live. As instruções para a habilitação da mesma estão disponíveis na tela de boas vindas do SEI. Na live SEIxtou na Prefeitura do Recife aos 53m:30s apresentamos o funcionamento da extensão.

Live #SEIxtou na Prefeitura do Recife aos 53m:20s apresentamos o funcionamento da extensão.

      Mandei um processo com documento errado, como faço pra corrigir?

      Se o processo já foi tramitado, você deverá entrar em contato com o destinatário e pedir para que se proceda a devolução do processo. Agora, com o processo em sua tela de recebidos, você deve abrí-lo, clicar no documento enviado erroneamente em seguida clicar no botão “Cancelar Documento”:

                   Depois deve-se apresentar o motivo do cancelamento do documento e clicar no botão salvar. Pronto, o documento constará no processo, no entanto estará indisponível para visualização. Caso deseje apenas fazer uma retificação, você poderá utilizar um despacho e fazer a consideração que achar pertinente. Jornada de Treinamento do portal SEI.

1.17 SEI- Excluir e cancelar documento.

     Enviei um documento para outra unidade assinar e eles não conseguem visualizar... estou fazendo algo errado?

     Todo documento que deverá receber assinatura de outro usuário em outra unidade, deverá, por regra, ser remetido por meio do bloco de assinaturas


1.14 SEI - Utilizar bloco de Assinatura

 

 

1. Como colocar marcador?

 

Entrar no processo SEI desejado.

Clicar no número do processo.

Clicar no ícone "Gerenciar Marcador"

Caso o marcador não exista, é necessário criá-lo, clicando em "Novo".

Selecionar uma cor para o novo marcador, dar um nome ao marcador e salvar..

 

Painel de controle  > Clicar no processo desejado > Clicar em Gerenciar marcador > Adicionar Novo Marcador> Clicar no ícone  > Selecionar cor do marcador em “ícone” >  nomear marcador> Salvar> Adicionar o texto desejado> Salvar. 

 

OBS: Esse recurso tem por objetivo organizar os processos da unidade, por meio da atribuição de ícones, com cor e nome próprios.

 



 

 2. Como atribuir um processo?

 

Passo 1: Para atribuir um processo no sistema SEI, selecione o processo na tela inicial e clique no ícone “Atribuir Processo” na barra superior ao lado do número do processo. Passo 2: Selecione o nome do destinatário na barra de rolagem do campo “Atribuir para”. As informações devem ser salvas.

Controle de processos  > Clicar no processo desejado> Clicar no ícone “Atribuição de processos”  > “Atribuir para…”> Escolher o servidor desejado> Salvar.

 

3. Como usar o bloco de assinatura?

Como colocar um documento no bloco de assinatura sei?

Caso precise enviar o mesmo documento para várias unidades, insira todas as unidades no mesmo bloco.

Clicar sobre o número do documento desejado.

Clicar no ícone "Incluir em Bloco de Assinatura"

Selecionar o bloco desejado. ...

Caso não exista, criar novo bloco: ...

Selecionar o bloco desejado na lista.

 

Controle de processos  > Clicar no número do processo desejado> Clicar no documento desejado> Clicar “ Incluir em bloco”  > Novo Bloco >Adicionar a descrição desejada> Selecionar Grupo> Selecionar “Unidade para Disponibilização”> Salvar> Selecionar o Bloco desejado> Clicar em “Incluir” ou “incluir e disponibilizar> Aguardar assinatura solicitada> Prosseguir/ Concluir processo. 

 

4. Como usar o bloco interno?

 

  1. Entrar no processo SEI desejado.
  2. Clicar no número do processo.
  3. Clicar no ícone "Incluir em Bloco"
  4. Selecionar um bloco existente usando o ícone verde (Opção 1) ou ativando a caixa de seleção à esquerda do bloco e clicando em Ok a seguir (Opção 2)

Controle de processos  > Clicar no Número do processo desejado> Clicar “incluir em bloco”  > Clicar Novo Bloco Interno/ Selecionar Bloco já existente na lista de blocos>  Adicionar descrição desejada> Selecionar grupo existente> Salvar.

 

5. Qual a diferença de Público, Restrito, Sigiloso ?

 

O que é um processo restrito?

Os processos restritos são acessíveis somente aos usuários das unidades pelas quais

tramitaram.

O que é um processo sigiloso?

Significa que só é possível abrir um processo sigiloso se essa opção estiver configurada como permitida para o tipo de processo escolhido. Os tipos de processos que podem ser sigilosos aparecem com o fundo vermelho na lista “Escolha o Tipo do Processo”.

Os processos sigilosos funcionam de forma diferente dos processos públicos e restritos: podem ser visualizados apenas pelo usuário criador do processo e por aqueles membros a quem o criador deu acesso.

Os processos sigilosos não são recuperáveis pela pesquisa e não são registrados nas estatísticas do sistema. Já os processos restritos podem ser recuperados pela funcionalidade de pesquisa.


 

6. Quem é interessado no processo?

Pessoa física ou jurídica diretamente afetada pelas decisões tomadas em relação ao objeto de análise do documento, avulso ou processo. Considera-se como interessado o signatário do documento (quem assina o documento), quando pessoa física, ou aquele cujo assunto do processo lhe interessar diretamente.

 

7. Como acho o setor da pessoa para tramitar para lá?

Passo 1: Para enviar o processo à outra unidade, você deve primeiro clicar sobre o processo desejado. Passo 2: Clicar no ícone “Enviar processo”, no menu superior do sistema. Passo 3: Digite a sigla ou parte do nome da unidade para onde deseja enviar o processo. O sistema trará a unidade desejada automaticamente.

Painel de controle  > Marcar o processo desejado> Clicar no ícone “enviar”  > Selecionar o órgão e unidade desejada> Clicar “enviar”.


 

8. Como colocar prazo no processo?

Definição de Prazo de Atendimento em cada processo, usando o marcador "ATE dd/mm/aaaa" na início da etiqueta.

Definição de Quantidade de Dias, por exemplo, a partir da chegada do processo na unidade usando o marcador "“dd/mm/aaaa”" no início da etiqueta.

 

Controle de processos  > Clicar no número do processo desejado> Barra de ferramentas [parte superior do processo]> Clicar “controle de prazo”  > Selecione a forma de prazo desejado> Salvar.

 

9. Como usar documento externo?

Para incluir um documento externo no SEI, fazer o seguinte:

Entrar no processo que deseja incluir o documento externo.

Clicar no ícone "Incluir documento"

Selecionar a primeira opção "Externo"

Preencher os metadados do documento, incluindo: ...

Salvar o documento clicando em "Confirmar Dados". 

 

Controle de processos  > Selecionar o processo desejado> Clique no ícone  > Tipo de documento “externo”> Selecione o “Tipo de documento”> Informe a Data do documento>   Selecione em “Formato” a opção “digitalizado nessa unidade”> Tipo de Conferência> Selecione “Cópia autenticada administrativamente”> Depois escolha o “Nível de Acesso” do documento entre “Público”, "Restrito”,”Sigiloso” > Escolher arquivo> Selecione na janela o documento desejado [Clique em “abrir”... o documento será anexado]> Salvar. [ o documento anexado estará disponível na árvore do processo]> Clique no documento anexado> Clique no ícone  para autenticação > digite sua senha> Clique em “Assinar” .

Base legal:


 

Art. 12. A digitalização de documentos recebidos ou produzidos no âmbito dos

 órgãos e das entidades da administração pública de que trata o art. 1º deverá ser 

acompanhada da conferência da integridade do documento digitalizado.§ 1º Os

 documentos resultantes da digitalização de originais serão considerados cópia

 autenticada administrativamente, ressalvada a possibilidade de averiguação de 

eventual fraude documental ou falsidade ideológica. (DECRETO MUNICIPAL  Nº 35.538 DE 08 DE ABRIL DE 2022)



 

10. Como organizar a árvore do processo?

Controle de processos  > Clicar no número do processo desejado> Clicar "ordenar a árvore do processo”  > Uma lista de documentos do processo será aberta [Protocolos]> Selecione, o documento desejado em ‘Protocolos”> Clique no ícone “Mover para cima/baixo Protocolo Selecionado  > Salvar.  

 

11. Como excluir  um documento?

O ícone “Excluir”  ficará visível na Barra de Ícones do documento somente quando o procedimento de exclusão for permitido.

Documentos que podem ser excluídos:

a) Documento gerado e não assinado.

b) Documento gerado, assinado e com a caneta amarela  .

c) Documento externo que ainda não tramitou, não foi visualizado por outra unidade e não foi concluído e reaberto.

O documento excluído não aparecerá na Árvore do Processo.

O ícone Excluir ficará visível também na Barra de Ícones do processo quando o

procedimento de exclusão do processo for permitido.

 

12. Como cancelar  documento?

Recurso destinado ao cancelamento de documentos que já tenham sido visualizados ou tramitados, ou seja, que não possuem os requisitos para o procedimento de exclusão  .






13. Como concluir o processo?

 

Acesse o processo ou qualquer documento constante em sua árvore e clique no ícone  Concluir Processo , disponível na Barra de Ícones do processo e do documento.

Controle de processos  > Clique no processo desejado> Clique no ícone  para encerrar o processo.

 

14. Como reabrir o processo?

Controle de processos  > Pesquise o processo desejado ou arquivo nele contido> Clique no ícone  > Seu processo foi reaberto.